18/07/2007

EXPERIÊNCIA I

Só sei dizer da superação
impossível o limite das forças.

2
Repulsa do fracasso, momento
quebrado exacto do corpo esperado.

3
Não abafo o medo renascido
do desejo: eis a mágoa do fazer.

4
Nova a espera do facto inevitável
que explica o antes sempre dito.

5
Tudo nasce e há-de morrer tarde
ou mais cedo: mas que viva em nós.

6
À força de querer viver, de pousar
o beijo: o homem de súbito só.

7
Desarmar o ciúme, violento marco
macho: programa branco de ódio.

8
Experiências marcas novas
que não ficam e se vão,
porquê violentas morrem
e no momento de morrer
ficam erectas e inacessíveis
à experiência de novas vidas?

6/11/1980


Rondel

De amor quem amo nunca sei ao certo
e a quem me tem amor sei que esse amor
eu amo ardentemente e nada mais.
Dizer de amor, sei bem de quem não digo;
não sei, porém, já se o disser, de quem.
Tudo se perde no que quero. Às vezes,
quando possuo, não possuir quisera.
E teu amor me quer. Como saber
se quero ou se não quero que se perca?
Dizer de amor, assim, pensando em tudo?
Ser esse amor que sou em teu amor?
Como é possível nascer outro, enquanto
o mesmo me conheço e a quem nasço?
Qual um ou outro? O que se esquece? Aquele
que se recorda? O que não pensa? O que
finge lembrar-se? Mas lembrar o quê?
Eu amo ardentemente e nada mais.

Jorge de Sena


[Este é o primeiro par de poemas que surge no
livro artesanal “5 pares de poemas” apesar ostentar
uma data posterior a dois outros que já aqui
publiquei. Mero erro de paginação. Todos os poemas
desta série foram escritos entre o verão de 1980
e finais de 1981 e são, mesmo entre aqueles
que escolhi, de qualidade desigual.]

Sem comentários: